Carta das Mulheres da Energia é entregue ao Governo do Pará

01/09/2025 - Durante a 4ª edição do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia, Helder Barbalho, Governador do Pará, recebeu a "Carta das Mulheres da Energia: um chamado à COP30" com o compromisso de entregá-la ao presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago.

Documento elaborado por especialistas, parlamentares, empresárias e acadêmicas reúne propostas concretas para acelerar a transição energética, a inclusão e o enfrentamento da crise climática no Brasil, e garantir mais espaço para mulheres na tomada de decisão do setor.

A carta foi lida por Zilda Costa, vice-presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), e entregue em mãos pela presidente do congresso, Lúcia Abadia. No palco, dezenas de mulheres representantes de movimentos, entidades e iniciativas do setor se reuniram simbolicamente para o ato.

O manifesto destaca que a transição energética “não é apenas tecnológica, mas social, política e profundamente humana”, e estabelece compromissos como a institucionalização da voz feminina na COP30, a criação de mecanismos permanentes de participação, a articulação com associações setoriais e a inclusão de critérios de justiça de gênero e raça no combate à pobreza energética.

“Ser emissário desta carta é uma honra. A mobilização das mulheres da energia é central para que o mundo possa enfrentar e vencer o desafio da transição energética. Justiça climática exige justiça social, e isso inclui garantir lugar de fala para quem constrói soluções concretas nos territórios”, disse Helder Barbalho.

Com informações da Agência Pará.

Próximo
Próximo

Exposição “Transição Energética – Energizando o amanhã”