Energia com Equidade: Mulheres no Centro da COP30

07/08/2025 - A MPower Brasil esteve nesta quinta-feira, 07/08, no evento "Energia com Equidade: Mulheres no Centro da COP30" na sede do Ministério de Minas e Energia em Brasília. A organização, representada por Pâmela Silveira Costa, Eduarda Zoghbi e Glaucimara Silva, acompanhou de perto das discussões e painéis temáticos sobre a importância da importância de incorporar a perspectiva de gênero nas decisões estratégicas do setor e o papel das mulheres na construção de uma transição energética mais justa e sustentável.

O encontro, organizado como parte das ações promovidas pelo Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia, firmado em 2004, marca um importante passo na mobilização de lideranças femininas do setor em direção à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. Durante o evento, foi apresentada a Carta das Mulheres da Energia para a COP30 que expressa o compromisso coletivo com a inclusão de gênero nas decisões estratégicas do setor energético e climático. O documento será levado à COP30 como um símbolo da união e da atuação propositiva das mulheres brasileiras na pauta da justiça climática.

Participaram do evento especialistas, lideranças do setor energético e representantes de organizações nacionais e internacionais, como Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, GIZ Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento, ABMGeo, CIGRE-Brasil - Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, Infra Women Brazil, Congresso Brasileiro Mulheres da Energia, Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar, Mulheres do Biogás, Sim, elas existem!, Women In Energy (WIN) Brazil e Women in Green Hydrogen.

Próximo
Próximo

Dica MPower Brasil: Índice de Transição Energética 2025