MPower Brasil inicia pesquisa nacional para mapear o perfil das mulheres do setor de energia
13/05/2025 - A MPower Brasil, iniciativa criada para promover a participação de mulheres no setor energético brasileiro, acaba de lançar a pesquisa nacional Mulheres em Energia para traçar o perfil das mulheres no setor de energia brasileiro. O questionário, que é a primeira atividade do eixo Pesquisa & Dados da iniciativa e pode ser respondido online, busca identificar onde essas profissionais atuam, quais desafios enfrentam e quais oportunidades enxergam para assumirem mais espaços de liderança.
Eduarda Zoghbi, especialista em clima e energia e idealizadora e fundadora da MPower Brasil, revela que a pesquisa nacional tem como objetivo contribuir para construir um setor de energia mais diverso, inovador e sustentável. “Gerar inteligência de dados é o primeiro passo para direcionarmos programas de capacitação, políticas de diversidade e ações de retenção de talentos femininos no setor”, afirma.
De acordo com a publicação “Equidade de Gênero no Setor Energético Brasileiro 2025 - Desafios e Boas Práticas”, “os desafios de gênero no setor energético são uma realidade em todo o mundo e refletem uma série de questões estruturais, culturais e organizacionais que afetam a participação, representação e progressão das mulheres neste setor.
O relatório “World Energy Employment 2023” aponta que mulheres representam hoje 15% da força de trabalho em energia no mundo, bem abaixo da média global da economia que é de 40% de mulheres.
No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), apenas cerca de 20% dos cargos no setor elétrico são ocupados por mulheres, proporção que cai ainda mais em posições de liderança. O levantamento da MPower Brasil visa aprofundar esse diagnóstico, oferecendo subsídios para empresas, instituições e formuladores de políticas públicas.
Como participar
O questionário leva menos de 10 minutos e está aberto a todas as mulheres que trabalham ou desejam trabalhar em qualquer segmento do setor – de energias renováveis a óleo & gás, passando por regulação, pesquisa, ensino e consultoria. As respostas são confidenciais. A expectativa é de que um panorama com resultados consolidados seja publicado no segundo semestre deste ano.
A pesquisa está disponível para ser respondida pelo link até 31/05.