MPower Brasil participa de evento do Gender and Energy Compact na COP30

08/11/2025 - Eduarda Zoghbi, especialista em clima e energia no Climate Investment Funds e fundadora da MPower Brasil, é uma das palestrantes confirmadas no painel "Impulsionando a Mudança: Caminhos Climáticos e Energéticos Transformadores de Gênero" da agenda de eventos “The Gender and Energy Compact at COP30”, na quarta-feira, 12/11, das 16h30 às 17h30, no Pavilhão SDG, na Zona Azul da COP30, e que terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Organizado pela ENERGIA (Rede Internacional de Gênero e Energia Sustentável) e pela UNIDO, agência da ONU para o Desenvolvimento Industrial em nome do Pacto de Gênero e Energia, painel também reunirá representantes da Equity Initiative, do CEM (Clean Energy Ministerial) e da GN-SEC (Global Network Regional Sustainable Energy Centres), para destacar caminhos para políticas climáticas e de energia transformadoras em termos de gênero; apresentar evidências, pontos de entrada e soluções inclusivas para acelerar transições energéticas justas e fortalecer a colaboração entre setores.

As mulheres continuam sub-representadas em todo o setor de energia e são desproporcionalmente afetadas pela pobreza energética, riscos à saúde e acesso limitado a financiamento e tecnologia. Políticas indiferentes ao gênero agravam ainda mais essas desigualdades. De acordo com o último Panorama de Gênero da ONU Mulheres, se as tendências atuais continuarem, 321 milhões de mulheres ainda estarão sem acesso à eletricidade até 2030, incluindo 275 milhões na África Subsaariana.

A programação "The Gender and Energy Compact at COP30", promovida pelo Gender and Energy Compact, reunirá representantes globais para promover soluções de clima e energia transformadoras de gênero. A partir de terça-feira, 11/11, uma série de painéis destacará estratégias inclusivas, abordagens baseadas em dados e colaboração multissetorial para acelerar transições energéticas equitativas — garantindo que o empoderamento das mulheres esteja no centro da ação climática e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Os eventos também destacarão as soluções e estratégias que o Gender and Energy Compact ajudou a promover no âmbito da Agenda de Ação da Presidência da COP30. Clique aqui para conferir a agenda completa.

Anterior
Anterior

MPower Brasil no Fórum Regional Virtual Mulheres e Segurança Humana da OEA

Próximo
Próximo

Inscrições abertas para o Programa de Formação de Lideranças Femininas em Energia 2025/2026 da Mpower brasil