Inscrições abertas para o Programa de Formação de Lideranças Femininas em Energia 2025/2026 da Mpower brasil
21/10/2025 - A MPower Brasil abriu nesta segunda-feira, 20/10, as inscrições para o seu Programa de Formação de Lideranças Femininas em Energia - Edição 2025/2026. Iniciativa tem como objetivo ampliar a participação de mulheres no setor energético brasileiro, promovendo capacitação, networking e visibilidade a novas lideranças femininas da transição energética, especialmente de regiões e grupos sub-representados.
Em um setor historicamente marcado pela sub-representação feminina, a formação se propõe a fomentar o desenvolvimento de competências técnicas e de liderança, fortalecer conexões profissionais e promover diálogos com especialistas buscando ampliar o protagonismo de mulheres em áreas estratégicas para a transição energética. O programa será composto por atividades virtuais e presenciais, incluindo oficinas, mesas redondas e visitas técnicas em Brasília, com foco em temas como: o panorama do setor energético, tendências globais, políticas públicas, desenvolvimento de carreira e liderança.
Totalmente gratuita para as participantes, a formação ocorrerá entre janeiro e junho de 2026, com atividades virtuais e uma imersão presencial em Brasília, incluindo oficinas, mesas-redondas e visitas técnicas a instituições do setor energético. As inscrições podem ser feitas pelo link até 20/11.
Quem pode participar
O Programa de Formação de Lideranças Femininas em Energia - Edição 2025/2026 é voltado para mulheres brasileiras e residentes no Brasil (incluindo mulheres cis, trans, travestis, pessoas não binárias que se reconhecem no feminino e outras identidades de gênero femininas), de todas as idades, com até 5 anos de experiência no setor de energia. Serão bem-vindas participantes de diferentes formações acadêmicas e trajetórias profissionais, desde que demonstrem atuação ou interesse concreto em construir uma carreira no setor de energia.
Serão selecionadas 10 participantes, com duas vagas destinadas a cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A seleção dará preferência a mulheres originárias e residentes nas respectivas regiões, com o objetivo de garantir representatividade territorial e promover a diversidade regional no setor energético. Em alinhamento com o compromisso do programa com a equidade racial, 50% das vagas serão destinadas a mulheres negras (pretas e pardas) e indígenas.
Clique aqui para acessar o edital do Programa de Formação de Lideranças Femininas em Energia 2025/2026.